quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Distrito Federal incentiva uso de software livre em órgãos públicos

O Governo do Distrito Federal vai adotar o software livre como política de TI para seus órgãos de administração. A decisão foi publicada ontem (13/02) no Diário Oficial do DF.

A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) prevê que, em 120 dias, os órgãos governamentais produzam Planos Diretores de TI com incentivo ao uso e desenvolvimento de software livre. A decisão privilegia o uso do software livre "sempre que possível" e, quando um órgão decidir algo contrário, precisará apresentar uma justificativa.

Com software livre, as áreas de TI dos órgãos públicos do Distrito Federal podem diminuir custos e aumentar a independência administrativa. O objetivo é aprimorar o gerenciamento da área de TI e torná-la transparente e interativa com os cidadãos. A medida também devolve ao governo o controle do setor, que há anos é terceirizado.

Com uso de software livre, os órgãos públicos terão menos gastos com licenças de soluções proprietárias e ainda podem incentivar a pesquisa e desenvolvimento de software livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário